Setembro Amarelo: Instituto Mãos oferece Plantão Psicológico gratuitos

Visite nosso Instagram

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Imunizar cães e gatos contra a raiva é um ato de amor


“Estamos convidando os tutores dos cães e felinos a levarem seus animais de estimação às Unidades de Saúde e postos volantes para vacinação contra a raiva, que ocorrerá até o dia 29 de setembro em diversos locais do nosso município. Precisamos prevenir, tendo em vista que é uma doença que afeta tanto a saúde dos animais como a do ser humano, levando a mortalidade. É uma doença extremamente perigosa, debilitante, incurável e letal, e a vacina é a nossa única forma de prevenção. Protejam os animais de estimação e as pessoas contra essa doença.”, disse a secretária de saúde, Polliana Leandro.

Com a finalidade de imunizar cães e gatos contra a raiva, doença infecciosa que acomete os mamíferos, inclusive o homem, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, está dando segmento ao calendário de vacinação em Unidades de Saúde e em diversos postos volantes. Para que os animais de estimação sejam vacinados, os tutores devem se dirigir com os caninos e felinos, nesta segunda-feira, 13, ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, (CAPS) e à Associação dos Moradores do Loteamento no Jardim Eldorado, ambos no bairro Jequiezinho. Quem não conseguir, terá oportunidade de vacinar os animais até o dia 29 de setembro.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença é causada por um vírus e caracteriza-se nos animais pela saliva excessiva, quase como uma espuma, e nos humanos, como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Transmitida ao homem pela saliva desses animais infectados, principalmente por meio da mordedura, pode ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. A vacinação é o único meio de prevenção contra a doença incurável, que gera mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia.



Nenhum comentário: