Setembro Amarelo: Instituto Mãos oferece Plantão Psicológico gratuitos

Visite nosso Instagram

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Itatim: Palha de Licuri e palma são fontes alimentar para o gado na seca verde



O sertanejo aguarda as chuvas dos próximos dias para o levante do capim e brotos de outras plantas para a alimentação do gado. Aqui na região de Itatim no semi-árido, os animais  estão sendo alimentados a base de  palma e palha de licuri, para aguentar a chegada da temporada das chuvas de final de ano.

Muitas famílias vêm racionando a água armazenada nas cisternas construídas pelo governo federal, outras precisaram providenciar abastecimento por meio de carros pipas adquiridos na prefeitura local que demora até um mês para a chegada nas propriedades rurais mais distantes.

Na região do povoado de Tanquinho o sertanejo tem esperado as chuvas, que este ano não ainda veio forte "Uma neblina que não junta água", diz um morador. Mas, tem gente aguardando as famosas chuvas do umbu, período de fartura para os que buscam o fruto no mato para comercializar na BR-116, uma fonte de renda para muitas famílias que sobrevive do extrativismo desta época do ano.

Aproveitando que estamos falando da zona rural, a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR), é até o dia 30 de setembro. A declaração rural é uma garantia para a aposentadoria do homem e  da mulher do campo.


Nenhum comentário: