Execução na Feirinha do Joaquim Romão soma 61 homicídios este ano, fazendo mais uma vítima da violência urbana em Jequié

Visite nosso Instagram

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Prefeitura de Jequié e 19º Batalhão de Polícia Militar iniciam Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência



“Por conta da pandemia, que nos manteve em ensino remoto, não pudemos executar o Proerd, logo no começo do ano, como gostaríamos. Mas, graças Deus, com a volta das aulas, estamos iniciando esta etapa do programa, numa parceria com o 19º Batalhão de Polícia Militar e que trará bons resultados, com a participação de nossos estudantes.”, destacou a secretária de Educação, Elvia Sampaio.

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, e 19º Batalhão de Polícia Militar, deu início, ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), nas escolas municipais. O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o país. De acordo com a secretária, Elvia Sampaio, a iniciativa auxilia no reforço à segurança do ambiente escolar e como forma preventiva contra a violência e um alerta para os problemas que as drogas podem ocasionar aos alunos.

A instrução vem sendo realizada pelo policial militar, cabo Manoel Messias Lima, sob coordenação do capitão Isaías Silva Santos. Num formato diferente das aulas expositivas e semanais, os alunos dos 5°, 6° e 7° anos estão participando através de palestras, levando-se em conta o momento pandêmico, de forma que a capacitação irá contemplar os estudantes das séries finais e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o intuito de gerar conscientização sobre a prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas ou ilícitas e os efeitos provocados pela dependência, buscando promover o debate entre os estudantes, por meio da abordagem direta sobre os malefícios dos entorpecentes, além de noções de cidadania, dicas de autocontrole para se afastar da violência e maneiras para lidar com o estresse, nesses tempos de pandemia.


Nenhum comentário: