Sicomércio: Novo valor do salário do comércio de Jequié. R$ 1.240 e implantação da cláusula 42

Visite nosso Instagram

sábado, 11 de dezembro de 2021

Barragem da Pedra: Boletim Hidrológico Diário da Barragem da Pedra


[Veja vídeos das cheias aqui!] Segundo informações, o período úmido na Bacia de Contas iniciou no mês de novembro e segue até abril de 2022. Tendo em vista as chuvas ocorridas nos últimos dias, foi necessário elevar a defluência da Usina da Pedra para valores superiores a 60 m3 /s, com prática de vertimento, chegando ao valor máximo da ordem de 380 m³/s no dia 10/12/2021. Na data de ontem (10/12) o Reservatório da Pedra atingiu 62,8% de seu volume útil, com afluência média diária de 593 m3 /s e defluência média diária de 376 m3 /s. Hoje, 11/12, está prevista uma afluência média diária da ordem de 650 m3 /s e defluência média diária de 550 m3 /s. A previsão meteorológica continua a indicar ocorrência de chuvas na Bacia do Contas. Em virtude de a Bacia do Rio de Contas encontrar-se no seu período úmido é importante e necessário que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, haja vista a possibilidade da prática de vazões mais elevadas neste período devido à ocorrência de chuvas na bacia, observando os limites operativos vigentes.

Enquanto isso, no Rio Jequiezinho na altura da Manga de Elza casas foram invadida pelas águas, segundo os moradores devido a uma ponte de terra construída na gestão do prefeito Sergio da Gameleira, um prejuízo incalculável para os moradores do loteamento Beta Ville. "Atenção moradores: via localizada atrás do antigo Colégio Dinâmico está interditada. A Prefeitura de Jequié, através da coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil ( COMPDEC)  informa que, em função das chuvas que atingiram o município nos últimos dias e fizeram aumentar o volume de águas do Rio Jequiezinho, o acesso que liga o bairro São Judas Tadeu à Caixa D'Água, localizado atrás do Condomínio Colinas de São Paulo, está interditado. Portanto, condutores, pedestres e moradores evitem utilizar este acesso", diz a nota referindo ao acesso que deveria ser erguido uma ponte de concreto.

Pilotos de Jet Ski aproveitaram o nível das águas dos dois rios para fazerem manobras radicais tanto no Rio Jequiezinho próximo ao Buffet Marlene Marinho. e sob a passarela do Rio das Contas chegando a jogar água nos observadores de plantão.

As chuvas continuam atingindo o nosso município e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a população tem que ficar atenta. Temos, também, a informação da CHESF, que a vazão da Barragem da Pedra irá aumentar e o nível da água continue elevado até o domingo. Estamos mobilizados, inclusive com a Defesa Civil Municipal atuando, juntamente com todas as secretarias municipais, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, prestando todo o apoio.

Havendo transbordamento do Rio Jequiezinho, algumas áreas do CEAVIG poderão ser atingidos.

A Prefeitura de Jequié, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), informa aos feirantes, comerciantes e proprietários de imóveis no entorno do Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG), que esta área possui riscos de alagamento, podendo ser atingidos pelas águas fluviais. É salutar que, preventivamente, essas pessoas retirem ou levantem em nível maior, as mercadorias e equipamentos, afim de evitar transtornos maiores.

Fica aqui a nossa solidariedade à todas as famílias atingidas e pedimos muita cautela aos moradores, especialmente aos que residem às margens do Rio Jequiezinho e Rio de Contas. Redobrem os cuidados e, em caso de emergência em decorrência das chuvas, ligar 0800 071 1710 (Ouvidoria Municipal) ou 988662479 (WhatsApp da Defesa Civil).


Nenhum comentário: