Joaquim Caíres quer marcação e agendamentos de exames e consultas por meio digital na rede de saúde

Publicidade

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Especialistas alertam para riscos de doenças após período das chuvas




As fortes chuvas que atingem o município vêm deixando um cenário de ruas e casas alagadas, além de centenas de pessoas desalojadas e desabrigadas. As águas das chuvas também trouxeram riscos para a saúde da população atingida e a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, alerta para as doenças de veiculação hídrica, que podem ocorrer quando a pessoa tem contato com a água contaminada.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, da Secretaria de Saúde, Aneilda Gomes Silva, as águas que inundaram as cidades podem veicular uma série de agentes infecciosos. Dentre as doenças transmitidas por água contaminada se destacam a Hepatite A e B, Leptospirose, Tétano e ainda podem causar Diarreia. Além disso, essas águas podem transportar animais peçonhentos e aumentar o risco para a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. O contato com águas acumuladas nas proximidades de postos de gasolina, cemitérios e locais de escoamento de esgoto tendem a gerar grandes riscos para transmissão das doenças já citadas, além de intoxicações.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Francielle Cardoso Ribeiro, também existe preocupação com aumento da incidência de síndromes gripais e, com isso, a possibilidade de aumento de casos positivos da Covid-19 ou da contaminação dos moradores pela gripe Influenza H3N2, cujos sintomas podem ser confundidos. Como forma de combate preventivo, as pessoas não devem relaxar as medidas de proteção para doenças respiratórias, manter o uso de máscaras, evitar aglomerações, além da higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Dúvidas ou orientações sobre as síndromes gripais, acione o Disque Covid, nos números (73) 98866-2779 / (73) 98866-2164 / (73) 98866-3541.

Nenhum comentário: