Sicomércio: Novo valor do salário do comércio de Jequié. R$ 1.240 e implantação da cláusula 42

Visite nosso Instagram

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Produtividade da cacauicultura familiar de Jequié ainda é muito baixa, diz secretário


Essas unidades produtivas de cacau, atualmente, produzem cerca de 28 arrobas de cacau por hectares e, com incentivo e um maior acompanhamento, são capazes de aumentar a produtividade em 5 a 6 vezes mais




“O município de Jequié, segundo a CEPLAC, atualmente tem 1.128 unidades produtoras de cacau da agricultura familiar, esses são empreendimentos de cacau da agricultura familiar que eram assistidos pela CEPLAC. Essas unidades produtivas de cacau, atualmente, produzem cerca de 28 arrobas de cacau por hectares e, com incentivo e um maior acompanhamento, são capazes de aumentar a produtividade em 5 a 6 vezes mais, e isso significa melhorar a renda das pessoas, ajudar no crescimento da produção cacaueira e no desenvolvimento da agricultura familiar. Esta parceria através do convênio com a SEAGRI é de extrema importância para o município.”, destacou o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Passos. 

A Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, tem buscado apoio para fomentar a produção cacaueira e a agricultura familiar no município. Com esse objetivo, foi realizada na sexta-feira, 3, uma reunião entre representantes da administração municipal e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Governo do Estado da Bahia, (SEAGRI). Estiveram presentes o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Passos; o diretor de Desenvolvimento e Agroinvestimento, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Governo do Estado da Bahia, (SEAGRI), Eduardo Rodrigues; o diretor de Expansão Rural, da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Murilo Meneses; o gerente da unidade e o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste/Jequié, Murilo Fernandes Cardoso; Antônio Rodrigues; o chefe do escritório local da Comissão Executiva Plano Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Edson Jarede; e os secretários de Agricultura dos municípios de Ipiaú, Poleandro Silva Santos, e de Jitaúna, Edvaldo Peixoto.


Na ocasião, foi pautada a necessidade da realização de um convênio entre SEAGRI e Banco do Nordeste, através do Programa de Desenvolvimento Territorial (BNB PRODETER), e as demais Secretarias de Agricultura de Jequié, Jitaúna e Ipiaú, em parceria com a CEPLAC, com o objetivo de estimular a atividade da agricultura familiar voltada a produção do cacau nos municípios, contando com o auxílio de assistência técnica, de crédito e acessos aos insumos e mercado do produto, visando o aumento da produtividade, a partir do financiamento integrado e orientado das atividades produtivas.

Segundo o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Passos, o diálogo com os representantes dos órgãos foi positivo para viabilizar uma possível parceria.

Nenhum comentário: