Joaquim Caíres quer marcação e agendamentos de exames e consultas por meio digital na rede de saúde

Publicidade

Governo do estado

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

COSIP: Aplicativo QR instalados nos postes de Jequié não funciona e consumidores reclamam



Consumidores reclamam do QR colados nos poste de Jequié para os moradores das proximidades solicitarem o serviço de reposição de lampadas ou consertos da Iluminação contributiva. O aplicativo faz parte da famigerada Contribuição para Custeio da Iluminação Pública de Jequié (COSIP), que arrecada mensalmente mais R$ 450 mil por mês, por tempo indeterminado.

Na época, houve reação de vários segmentos. O Conselho Comunitário de Jequié, por exemplo, emitiu uma nota, em nome de quase 20 entidades, em que se posiciona contrário a cobrança.

A prefeitura de Jequié administra os recursos e vem negligenciando os pedidos dos contribuintes. Segundo informações têm pessoas que estão aguardando há mais de seis meses por uma reposição de lampada.


Os moradores não sabem a quem mais apelar, diariamente queixas chegam aos veículos de comunicação. Iris Santos moradora da Rua Amazonas no Bom Sossego, no bairro Jequiezinho disse que tem buscado junto a Prefeitura de Jequié, mais não consegue respostas.

QR code, ou código QR, é a sigla de “Quick Response” que significa resposta rápida. QR code é um código de barras, que foi criado em 1994, e possui esse nome pois dá a capacidade de ser interpretado rapidamente pelas pessoas.


“O trabalho está apenas começando e este mapeamento vem sendo feito com o propósito de alimentar o cadastro dos pontos de iluminação para o desenvolvimento do aplicativo, que atenderá, não somente a sobre a iluminação, mas também diversos outros serviços prestados pela Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Infraestrutura. O mapeamento dos pontos de iluminação vai contar com um setor de monitoramento e este setor deverá ficar responsável pelo recebimento das informações do aplicativo e pelo encaminhamento das demandas de serviços, que será alimentada pela população. Não tenho dúvidas de que vai ser mais rápido, mais ágil e muito mais eficiente do que é, hoje em dia.”, destacou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.


Nenhum comentário: