Radares e Câmeras no trânsito de Jequié estão ativados desde o dia 8 maio de 2022

Publicidade

domingo, 20 de março de 2022

Em Jitaúna, Rui autoriza modernização de escola e entrega estádio reformado


Em visita o município de Jit0aúna, o governador Rui Costa autorizou neste domingo (20) a licitação para obras de ampliação e modernização do Colégio Estadual Gilda Ramos dos Santos. Ao lado do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, o governador concedeu outra autorização para assinatura de convênio com o município para a construção de uma nova unidade de ensino na cidade. Obras de infraestrutura, urbanização, saúde e segurança pública também foram inauguradas e autorizadas no município.

"É dar oportunidade para transformar a vida das pessoas. Com a construção de uma nova escola municipal, a duplicação da escola estadual com a colocação de equipamentos culturais e esportivos", disse o governador.

A Secretaria da Educação estará à frente do projeto. A reforma da unidade de ensino estadual de Jitaúna inclui a construção de seis salas de aula, auditório, refeitório, reforma e cobertura da quadra poliesportiva, totalizando R$3,8 milhões investidos para garantir mais conforto e qualidade de ensino para alunos e educadores.

Segundo Jerônimo Rodrigues, a construção da nova escola por meio de convênio entre Estado e município amplia a integração entre as redes de ensino. "Será uma escola nova, em um bairro importante, para que a gente possa inclusive realizar o regime de colaboração. Que os estudantes da rede municipal possam ter uma educação de qualidade, virem para a rede estadual melhor preparados e, assim, seguirem para a universidade".


Estádio reformado agricultura familiar


Rui inaugurou a ampliação e reforma do Estádio Municipal, sob responsabilidade da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre). Na 1ª Exposição Agropecuária de Jitaúna (ExpoFeira Jitaúna), participou da inauguração do Centro de Comercialização de Animais Jorge Almeida, resultado de parceria entre a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri) e a administração municipal. 

Na ocasião, o governador anunciou a doação barracas de exposição em feiras para fortalecer a agricultura familiar e fomentar a comercialização de produtos agrícola. 

Pela primeira vez expondo seus produtos desde a pandemia da Covid-19,  Léa Couto comemora a oportunidade na ExpoFeira. "A gente trabalha com os derivados do umbu e sempre tem essa oportunidade de ser convidado pra participar das exposições. Essa é primeira [feira] depois da pandemia. Para nós está sendo mais uma experiência para mostrar e divulgar os produtos lá da nossa terra e do território de que fazemos parte, que é o Médio Rio de Contas", conta a produtora.


Infraestrutura urbana e segurança pública


Durante a visita ao município, Rui autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) a licitar a construção da Praça da Barragem, a cobertura da Feira Livre Gilberto Lopes dos Santos. Em parceria com a prefeitura, a Sedur recebeu autorização do governador para  realizar a pavimentação com paralelepípedos nas ruas do distrito de Santa Terezinha, além da reforma da Praça Juracy Nunes e das ruas do bairro Brisa Rio das Contas.


O Governador autorizou a Secretaria de Segurança Pública a dar início ao processo licitatório para construção da nova sede da Delegacia da Polícia Civil.


A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) foi autorizada a realizar a perfuração de poços artesianos nas localidades dos Peneiras, Riacho dos Santos, Paty e Cedro.  


Convênios para a saúde


Ainda em Jitaúna, Rui autorizou convênios para construção de uma academia de saúde na Praça Elias D'Ávila e para aquisição de kits PFF para as unidades de saúde Tereza Orrico, Sinara Gomes e Evanilton Pereira.


Investimentos estaduais em Jitaúna


Nos últimos quatro anos, Jitaúna recebeu investimentos da ordem de R$ 8,7 milhões para aquisição de duas ambulâncias, um ônibus escolar e um trator, além da pavimentação da rodovia BA-647, trecho Aiquara/Entroncamento da BR-330.

Nenhum comentário: