Joaquim Caíres quer marcação e agendamentos de exames e consultas por meio digital na rede de saúde

Publicidade

terça-feira, 29 de março de 2022

Pacientes do interior reclamam da falta de higiene do Hospital Aristides Maltez (HAM) em Salvador


Pacientes do interior do Estado atendidos no Hospital Aristides Maltez, têm reclamado e estão inconformados com o descaso por parte dos gestores daquela unidade e autoridades competentes, que não cuidam do local. A denuncia parte de familiares e pessoas assistida na ala de oncologia, procuraram a redação deste blog www.zeniltonmeira.com contaram que apesar da dor de ter que sair centenas de kilometros a procura de tratamento tem que conviver com a infestação de baratas e insetos que se misturam no mesmo ambiente com pacientes e acompanhantes.



"É inadmissível, que um hospital tido como referência nesse tratamento, deixe ao acaso do destino e não tenha o cuidado de dedetizar, esgotos e suas áreas comuns, fazendo o controle periódico de pragas, que convivem dia após dia, entre pacientes que chegam todos os dias em macas e cadeiras de rodas, de todas as cidades da Bahia", desabafou a acompanhante que prefere não dizer o nome.

Ela dispara; "O local além do controle de pragas também precisa de ventilação adequada, limpeza, pintura, mais assentos adequados, etc., com a finalidade de cuidar e com respeito ao ser humano, devolvendo a dignidade à cada paciente que já está ali lutando por uma sobrevida, ou ao menos, prolongar mais uns dias de vida, devido à tantas gravidades pelas enfermidades acometidas", frisa.

De acordo pesquisa: "A história do Hospital Aristides Maltez está entrelaçada com a Liga Baiana Contra o Câncer, que foi fundada em 1936 pelo professor Aristides Maltez. Testemunhando as dificuldades das mulheres carentes de terem tratamento para câncer uterino, Aristides iniciou uma campanha junto à sociedade para incentivar a criação de um Instituto de Câncer. Com o dinheiro adquirido nestas campanhas, adicionado aos recursos disponibilizados pelo Interventor do Estado da Bahia, Landulpho Alves de Almeida, foi adquirida a Chácara Boa Sorte, no bairro de Brotas. A pedra fundamental do Instituto foi lançada em 1940, porém o médico Aristides Maltez falece em 1943, sem presenciar a construção do instituto que tanto idealizou.

Em 2 de Fevereiro de 1952 é fundado o Hospital Aristides Maltez, com o nome em sua homenagem. O hospital atende pacientes de todos os municípios da Bahia e de outros estados limítrofes. É uma instituição sem fins lucrativos, especializada no tratamento do câncer pertencente a Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), atuante como a principal unidade de atendimento oncológico à população carente do estado da Bahia, a instituição tornou-se referência no controle do câncer do colo de útero.

Nenhum comentário: