Joaquim Caíres quer marcação e agendamentos de exames e consultas por meio digital na rede de saúde

Publicidade

Governo do estado

sábado, 5 de março de 2022

Preços abusivos de combustíveis em Jequié gera desentendimentos

 


Consumidores chamaram a policial no posto de combutiveis localizado no final da Avenida Rio Branco em Jequié. 

 O Sindicato do Comércio Varejista de Derivado de Petróleo do Estado da Bahia, preocupado com os elevados preços praticados pela Acelen, monopolista regional que adquiriu a RLAN, apresentou nesta sexta-feira (04/03/2022) ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, uma representação por possível abuso de poder econômico.



De acordo com os documentos apresentados ao CADE a Acelen vem praticando, no estado da Bahia, preços substancialmente maiores do que os que ela própria pratica para vendas a outros Estados, como Alagoas, Maranhão e até mesmo Amazonas. As diferenças em relação à gasolina A chegaram a mais de trinta centavos por litro em fevereiro deste ano e vinte e oito centavos para o óleo diesel S10.

A Acelen, empresa controlada pelo Fundo Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos, é a primeira refinaria privatizada da Petrobras. O Governo e a sociedade em geral esperavam que com a privatização os preços caíssem. Mas, no caso da Bahia, tem se verificado justamente o contrário. 

O Sindicato entende que possa estar havendo possível abuso de poder econômico da Acelen, que atua como monopolista de fato no mercado de refino na Bahia e vem impondo preços maiores que os praticados pelas demais refinarias brasileiras. Em defesa da livre inciativa, da livre concorrência e de um mercado saudável e competitivo o Sindicato espera que o CADE adote as providências necessárias para restabelecer a liberdade no mercado.

6 comentários:

Caroline disse...

Esse é o resultado da venda das nossas refinarias para as multinacionais através da política desastrosa do atual Governo Federal.

Unknown disse...

Este é o resultado de varios anos de ladroagem do PT

Cidabrito disse...

Quem vendeu não foi o pt foi o desastre que vocês colocaram no poder só não vendeu a mãe porquê morreu

Unknown disse...

Hoje estamos pagando a gasolina em DOLAR por causa do presidente de.vcs e a culpa é do PT ?? Parabéns pra vcs inteligentes

Silvio disse...

A culpa é desse governo atual aí que vende as estatais a preço de banana para os banqueiros e empresários gananciosos.

Anonimus disse...

Acho eh Pouco. Um Bando economistas do Control C e Control V, que não entende nada de economia e Que diz que a Privatização é boa e que a culpa é de governos passados. Dias atrás o Ploblema era o Governo Estadual e o ICMS que continua a mesma alíquota. Mesma coisa com o fechamento da Fábrica de Fertilizantes que foi Fechada. A Culpa sempre é do Vizinho. Bla Bla Bla .