Radares e Câmeras no trânsito de Jequié estão ativados desde o dia 8 maio de 2022

Publicidade

domingo, 6 de março de 2022

Vamos cuidar mais da gente!

¹Rita de Cassia Vieira




Indira Gandhi, primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de governo na Índia, costumava dizer que “em meio a uma tormenta, os passarinhos se escondem, porém, as águias voam mais alto”. Nada mais apropriado para homenagear as mulheres, sem a romantização equivocada de outrora.
Em sentido metafórico, toda mulher deve ser como as águias, que além de desfrutar de visão privilegiada, possuem uma audição incrível. Elas conseguem escutar de longe sons que podem indicar perigo e, desde muito cedo, aprendem a ter calma em meio aos seus afazeres e tornam-se, brilhantemente, belas e saudáveis durante o merecido repouso.
No mês em que se comemora o dia internacional da mulher, é salutar que se destaque a importância do autocuidado no universo feminino, bem como a manutenção da saúde integral desses seres iluminados, que mesmo em meio às múltiplas atribuições e as lutas pelos seus espaços de direitos, historicamente conquistados diariamente, nunca deixaram de cuidar da família e trabalho.
Portanto, a nossa pretensão é mais que uma simbólica homenagem. Na verdade, trata-se de uma sutil provocação para promover reflexão sobre a importância do autocuidado, para que o universo feminino continue com a missão divina de gerar a vida e conquistar o mundo. Logo, a verdadeira homenagem ao dia da mulher é fazer com que todas elas se sintam especiais em qualquer situação do cotidiano.
É chegado o tempo dessas divas repletas de iluminação perceberem que o autocuidado faz parte de suas lutas, para que possa continuar conduzir a humanidade através das eras, ensinando os seus filhos a trilhar por caminhos, repletos de energia vital convergida em abraço, colo, força, luz, sabedoria, determinação, sensibilidade e muita coragem, que torna possível transformar o mundo, onde prevalece a paz.
É importante lembrar que a habilidade de saber se cuidar leva à plenitude. Uma mulher quando se sente plena consegue entender o seu propósito e conquistar o que é melhor para ela e para todos ao seu redor. Aprende a reconhecer o próprio valor, preservar seus limites e ser resiliente. Seu espírito torna-se generoso e o amor passa a fazer parte de sua essência.
Descobre como é importante se perdoar e a hora de recomeçar, sempre vestida de sorrisos, algumas vezes borrados por lágrimas, mas sempre determinada a transitar na vastidão desta vida, sujeita a lutas e tormentas, para enfim exercer, com liberdade, o direito de ser o que quiser e desfrutar do privilégio de ter nascido Mulher.
Assim sendo, nosso desejo é que em todos os anos, o dia 08 de março seja marcado pelo cuidado e reconhecimento que toda mulher merece.
Feliz Dia Internacional da Mulher!


¹Professora da Rede Municipal de Jequié, licenciada em Letras.

Nenhum comentário: