Joaquim Caíres quer marcação e agendamentos de exames e consultas por meio digital na rede de saúde

Publicidade

Governo do estado

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Jitaúna: Secretaria de Agricultura promovem Intercâmbio para os Produtores Cacau.


A Secretaria Municipal de Agricultura iniciou na manhã desta terça-feira (05)com um grupo de Agricultores Produtores de cacau de Jitaúna uma visita de conhecimento das novas tecnologias de cultivos da cultura referência do município, com a coordenação dos Técnicos agrícolas Antônio Lisboa e Edson Jarade (Ceplac), onde foram visitadas quatro Propriedades com inovações em cultivos.

A primeira parada foi realizada na fazenda do Agricultor Lourivaldo Assis conhecido por "Palito" onde se aplica a polinização artificial saindo de 26 arrobas por hectare para 167 arrobas no ano que se iniciou os trabalhos e onde com novo sistema de cultivos (SAF) sistema Agro Florestal tem a banana da Terra como a maior aliada gerando renda mensal e a Seringueira juntamente com o cacau tornará culturas permanentes.




Dando continuidade o Secretário Edvaldo Peixoto seguiu para a fazenda Riacho do Ouro região do Rio do Antônio onde as roças recebem adubação para 150 arrobas por hectare. O grupo seguiu para a fazenda Baixinha na região de Florestal onde a UESB faz um trabalho de pesquisa e no momento o Agricultor Jânio já consegue agregar valores ao seu produto em torno de R$ 420,00 por arroba do cacau aproveitando as amêndoas e retirando a Polpa para comercialização.

Por fima última área a ser visitada foi a do Agricultor Famíliar Jocenilton onde suas plantas bem conformadas (600) já com 04 anos produzindo 80 arrobas e com pretensão de alcançar 150@ nos anos seguintes, de acordo com as adubações que serão feitas por recomendação da Ceplac, além de já agregar valores ao Sub produto o "Mel" do cacau que por hora já é vendido por encomendas em comércios da Região.

Para o Secretário de Agricultura Edvaldo Peixoto "Badokinha"os intercâmbios desperta a atenção e serve para adquirir conhecimentos e trocas de experiências vividas no dia a dia. Estamos contribuindo para a melhor forma de aperfeiçoar os trabalhos de uma atividade que vem crescendo em nossa região. Concluiu.

Nenhum comentário: