Jequié: Vereadores de oposição não compareceram na sessão para tomar R$ 25 milhões de empréstimo do BB

Publicidade

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Pacientes do SUS com doenças oncológicas serão atendidos agora em Jequié pela UNACON

A confirmação foi feita com exclusividade por Domilene Costa, coordenadora regional de saúde Sul, em entrevista concedida ao repórter Antônio Junior, da 93 FM

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia iniciou o processo para implantação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que funciona como Centro de Referência de Tratamento para pacientes oncológicos em Jequié.

A Unacon atenderá pacientes da microrregião, ou seja 26 cidades da região. Atualmente, estes pacientes são encaminhados através do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), para tratamento em Salvador e Itabuna, gerando assim, transtornos e grandes investimentos dos municípios.

A estrutura financiada pelo Ministério da Saúde será instalada no Hospital Santa Helena e possibilitará a realização de quimioterapia e medicação contra o câncer. Caberá aos municípios a realização do processo de pactuação com o UNACON.

O convênio está em tramitação, e o Núcleo Regional de Saúde aguarda aprovação do projeto junto ao Ministério da Saude.

Em dezembro de 2005 o Governo Federal lançou o Programa Nacional de Atenção Oncológica, através das portarias No. 2439 GM/MS e No. 741 SAS. De acordo com essas portarias o atendimento ao paciente com câncer conveniado com o SUS deve ser oferecido de maneira integral por unidades hospitalares especializadas, e não mais por serviços isolados.

 Assim, todas as unidades que prestam atendimento ao paciente com câncer precisariam ter um conjunto de pré-requisitos mínimos para se enquadrarem nas classificações da UNACON ou Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). 

Nenhum comentário: