Vende-se um terreno 10x20 na Rua do CAIC, rua asfaltada. Uma ótima oportunidade! 73 98816 0375

Publicidade

sábado, 31 de dezembro de 2022

Lago da Barragem da Pedra em Jequié tem mais de 53 mil KM² de água represada

 Barragem da Pedra Jequié

[ Veja vídeo aqui!] A equipe do  Blog www.zeniltonmeira.com foi convidada  pelo Grupo Náutico Costa do Sol para percorrer o reservatório da Barragem da Pedra com mais de 70 km de extensão, nesta última  quarta-feira 28 de dezembro de 2022.

O grupo formado por empresários de Jequié, que tem realizado ações de ajuda humanitárias junto com a defesa civil e Corpo de Bombeiros nas comunidades afetadas pelas as enchentes a exemplo da cheia que aconteceu no ano de 2021, no Rio Gongogi, na cidade de Dário Meira e agora em 2022 na cidade de Jequié, onde todo centro comercial foi inundado pela enchente do Rio das Contas, que represou o Rio Jequiezinho..

Na excursão, foram nove  Jet Skis e uma lancha de apoio conduzida pelo empresário Pedro Lima, até o povoado de Porto Alegre, no município de Maracás.

Barragem da Pedra Jequié

O reservatório teve neste período de cheia um acumulo máxima de 93% de sua capacidade, com uma defluência de 2.400 metros cúbicos por segundo, realizada no ultimo domingo 25.12.2022, vazão esta que inundou a área alagadiça do centro comercial de Jequié,  que há 40 anos não se via uma enchente deste porte, causando um prejuízo estimado de mais de R$ 100 milhões.

A função da Barragem da Pedro administrada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco – CHESF é a regularização do rio para o controle das enchentes, abastecimento d’água, irrigação agrícola e geração de energia elétrica.

A bacia hidrográfica do rio de Contas tem uma área da ordem de 53.000 km2 dos quais, três quartas partes acham-se situadas no "Polígono das Secas". A parte restante atravessa zona de matas da região cacaueira. Com uma extensão de pouco mais de 600 Km.

Nenhum comentário: