Vende-se um terreno 10x20 na Rua do CAIC, rua asfaltada. Uma ótima oportunidade! 73 98816 0375

Publicidade

sábado, 24 de dezembro de 2022

Prefeito Zé Cocá manda derrubar obelisco da Praça Ademar Vieira

Obelisco de Jequié
Várias manifestações na postagem  que o BZM fez depois que a Prefeitura Municipal de Jequié governada atualmente pelo prefeito Zenildo Brandão,  mandou destruir o obelisco da Praça Ademar Vieira, no bairro Jequiezinho.

Antes da construção do monumento pelo então prefeito Roberto Britto, que homenageia o deus do Sol o espaço era um terreno com o busto de Ademar Vieira, usado para armação de Circos. Ademar Vieira foi uma importante personalidade de Jequié, que ajudou no soerguimento do município e que foi homenageado com a revitalização da praça. 

Atualmente, o prefeito tem reformado e revitalizado algumas praças pela cidade, usando um novo modo de praça com pergolado de eucalipto e concreto com figuras irregulares impressa e pintada de várias cores. O padrão estende por toda a cidade.

 Encerra-se a história do obelisco da praça Ademar Vieira. Monumento que já foi alvo de discussões acaloradas entre contras e a favor tomba sem muita pompa e circunstância. Aplausos de alguns, descontentamento de outros. Sabedoria e ignorância estão sempre ao alcance de um mero ponto de vista.


Eu acho um absurdo querer fazer sem do jeito deles, apagar a história e o que já foi feito por outros administradores do município, querem só deixar a marca deles e de mais ninguém "é o que tá parecendo"

Eu penso que se é denominada praça da Bíblia deveria ter uma Bíblia gigante por lá o que precisa ser feito para agradar a todos agora construir uma praça do OBELISCO em outro lugar, enfim, quem errou foi quem na época fez o projeto e denominou praça da Bíblia e como referência colocou o OBELISCO deixando claro que nada tenho contra nem a um nem ao outro.


Isso é uma loucura. O pedido do vereador fundamenta-se que o obelisco não é/seria um símbolo cristão. Sendo que na Praça do Vaticano tem um obelisco trazido do Egito. Isso mostra a incapacidade e ignorância de certos gestores, além de não levarem em conta o dinheiro público.


Jequié e a sua cultura de destruição, lamentável, quantas árvores, jacarandás, pau Brasil e pau d'arco iram morrer aí?


As culturas pode conviver em harmonia,. Por isso vemos em um país democrático, o cristianismo nasceu para viver em harmonia com todos esta é a função que Jesus Cristo veio cumprir aqui na terra.


Um monumento histórico, outro dia Carlinhos Brown elogiou esse marco.



Segundo informações, Os obeliscos eram construídos pelos antigos egípcios como uma representação de sua adoração à Rá, deus do sol. No período do Antigo Egito, as construções também representavam proteção e defesa para o local. O obelisco era construído com uma única pedra – monólitos. Em Jequié, o arquiteto jequieense Carlos Gonçalves idealizador do projeto na Praça Ademar Vieira, para homenagear o nome que a cidade recebe de  Cidade Sol. 

A discussão fica aberta, você pode expressar sua opinião nos comentários desta matéria. 

Um comentário:

Benedito Freire Sena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.